Aplicação Intra Vítrea de Anti-angiogênicos

A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é uma doença da retina que afeta a visão central em indivíduos acima dos 50 anos. Na fase inicial, pode não provocar sintoma visual algum, mas em fase mais avançada, pode produzir uma mancha escura no centro da visão que impede a realização de atividades cotidianas como ler, enxergar placas de rua, discar números no telefone, cozinhar, reconhecer pessoas, ver TV e dirigir.

A novidade é que já existem novos tratamentos. Para os casos mais avançados da doença, quando o paciente observa uma mancha escura no centro da visão, estamos utilizando a aplicação periódica de injeções intraoculares de medicamentos Anti-angiogênicos.

O uso de medicamentos Anti-angiogênicos ou anti-VEGF via injeção intravítrea, trouxe uma nova perspectiva para o tratamento de algumas patologias nos últimos anos. Dentre as medicações disponíveis na literatura médica podemos citar: Ranibizumabe e Aflibercept. Outra droga chamada Bevacizumabe, também usada “off-label” no tratamento da DMRI neovascular, tem mostrado bons resultados.

Que cuidados o paciente deve ter antes do procedimento?
Apenas jejum de 2 horas.

Como é a preparação do paciente antes da aplicação?
Ele deve chegar ao hospital 30 minutos antes do horário marcado, para a dilatação da pupila. Já na sala cirúrgica, é pingado um colírio anestésico no olho. O procedimento dura cinco minutos e a injeção intraocular é absolutamente indolor. Após a injeção da medicação intraocular, o paciente permanece deitado por mais alguns minutos. Depois, pode se levantar e ir para casa direto, podendo voltar a se alimentar logo em seguida.

Quais são as técnicas existentes para a realização do tratamento?
A técnica é uma só, a diferença está na escolha da medicação.

Há algum tipo de complicação que possa surgir durante a aplicação?
A complicação que pode surgir, embora pouco frequente, é o aparecimento de uma pequena coleção de sangue próximo ao olho em que foi feito o procedimento. Mas essa mancha vermelha é externa ao olho e desaparece sozinha após poucas semanas. Complicações mais graves, como descolamento de retina ou infecção ocular, são muito raras e bastante minimizadas quando a técnica cirúrgica e os cuidados com assepsia e antissepsia são seguidos à risca.

Quanto tempo após a injeção o paciente pode retomar suas atividades normais?
Já no dia seguinte. Exercícios físicos intensos podem ser realizados depois de uma semana, mas caminhadas e exercícios leves são liberados a partir do terceiro dia após a cirurgia.

Que cuidados especiais o paciente deve ter após realizar o tratamento?
Pingar colírio antibiótico durante sete dias e observar o período para retornar à realização de exercícios físicos.