Retinografia

RETINOGRAFIA é uma técnica de exame que consiste em observar e registrar fotografias da retina, do nervo óptico e do fundo do olho. A RETINOGRAFIA permite obter diversas fotos em alta resolução, fazendo uma documentação fotográfica do fundo de olho e possibilitando um acompanhamento seriado da evolução de lesões que nele existam. A RETINOGRAFIA FLUORESCENTE (ou ANGIOFLUORESCEINOGRAFIA) é feita através de fotos obtidas com iluminação e filtros especiais.

COMO É FEITO O EXAME DE RETINOGRAFIA?

O exame é simples, indolor e dura apenas alguns minutos. O paciente deve assentar-se em frente a um aparelho que fotografa o fundo do olho usando lentes de grande aumento. A pupila será dilatada para que as imagens do fundo do olho serão captadas pelo aparelho, chamado retinógrafo. Se o paciente usar lente de contato deve retirá-las antes do exame. O paciente deve comparecer ao local de exame acompanhado de outra pessoa, porque com a dilatação da pupila a visão pode ficar prejudicada por certo tempo e ele não deverá dirigir.

QUEM DEVE FAZER UMA RETINOGRAFIA?

As principais indicações da RETINOGRAFIA são para diagnóstico e acompanhamento de algumas doenças oftalmológicas que podem afetar a retina e o nervo óptico. É um exame importante para o acompanhamento de pessoas com miopia, diabetes mellitus, hipertensão arterial, alterações da mácula, tumores oculares, etc.

PARA QUE SERVE A RETINOGRAFIA?

A RETINOGRAFIA é utilizada para diagnóstico e acompanhamento de doenças como a RETINOPATIA DIABÉTICA, degeneração macular, oclusões vasculares da retina, entre outras, e deve ser associada a outros exames complementares tais como angiografia, tomografia de coerência óptica, oftalmoscopia direta ou indireta ou a varredura a laser. Também serve para documentar as anormalidades e seguir suas evoluções. Com a retinografia também se pode acompanhar a eficácia dos tratamentos.